Spawnzao
1,197 views

Artigos Publicados

Vou (tentar) manter atualizado uma lista com publicações de artigos de minha autoria ou participação.

Título: Solução de Apoio Docente para Controle de Segurança nos Laboratórios de Informática
Resumo: No Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES), um problema muito comum é a necessidade dos professores e alunos do Curso Técnico em Informática possuírem acesso de administrador nas máquinas dos laboratórios em função da metodologia de ensino empregada no curso, sendo necessário que os alunos coloquem em prática os conteúdos ministrados em sala de aula. Eis que surge a necessidade de se criar meios que possam facilitar o acesso dos estudantes a recursos mais avançados, porém sem colocar em risco a segurança da estrutura de TI. No caso dos cursos de informática, muitas vezes os educadores precisam se submeter às regras de segurança determinadas pela política de segurança de TI do IFES para a utilização de laboratórios e demais recursos de tecnologia da informação. Diante desse exposto foi desenvolvida uma solução para solucionar este problema.
Evento: I Workshop de Tecnologia da Informação e Comunicação da Rede Federal EPCT
Visualizar artigo: clique aqui

Título: Sistema de Informação Gerencial Baseados em dados do Ocomon
Resumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar uma ferramenta que facilita a visualização dos incidentes no setor de TI, do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, Campus Cachoeiro de Itapemirim. Com essa ferramenta a coordenação de tecnologia da informação consegue trabalhar de forma ativa, conhecendo os problemas mais comuns e antecipando a compra de equipamentos para otimizar a solução dos principais problemas do campus, maximizando o atendimento no prazo adequado e minimizando problemas do setor de TI. A administração do campus utiliza as informações dessa página em tempo real, para identificar as principais demandas do setor de tecnologia e manutenção, facilitando atuar de forma preventiva e antecipando aos principais problemas. Com isso facilita a elaboração de planejamento e políticas para aperfeiçoamento dos atendimentos.
Evento: I Workshop de Tecnologia da Informação e Comunicação da Rede Federal EPCT
Visualizar artigo: clique aqui

Título: Auxílio Multicritério a Decisão para Seleção de Linguagem de Programação Usadas na Construção de Sistemas
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de selecionar uma linguagem de programação para construção de um sistema informatizado em empresas de desenvolvimento de software por auxílio multicritério a decisão. O trabalho foi conduzido em uma empresa de tecnologia da informação, aplicando-se o método para o desenvolvimento de um software de gestão financeira a ser utilizado pela Prefeitura municipal de Cachoeiro de Itapemirim, es. A seleção da melhor alternativa foi realizada pelo método de análise hierárquica (AHP). As linguagens que representam as alternativas são: Zim, Delphi, Java e Php. A seleção das alternativas foi realizada a luz dos seguintes critérios: produtividade, continuidade tecnológica, grau de conhecimento da equipe para o desenvolvimento, compatibilidade para publicação na web e suporte técnico. Os resultados obtidos mostram que a linguagem java é a mais indicada para o desenvolvimento do software avaliado. A aplicação deste método permitiu a identificação da ferramenta de trabalho que melhor se aplica ao contexto tecnológico em estudo.
Evento: XVIII Simpósio de Engenharia de Produção – SIMPEP 2011
Visualizar artigo: clique aqui

Título: Análise da Qualidade dos Serviços de Tecnologia da Informação na Gestão Pública
Resumo: Qualidade é um conceito abordado por diversas organizações, com o objetivo de incutir em seus produtos ou serviços um diferencial competitivo em meio a um mercado de trabalho cada vez mais acirrado. Este trabalho apresenta uma análise estatística da qualidade de serviço aplicada a uma empresa pública do ramo de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) para o município de Cachoeiro de Itapemirim-ES. Foram avaliados o grau da importância e a satisfação que os usuários atribuem a cada produto ou serviço prestado, alem de sugerir prioridades de melhoria para os pontos críticos identificados em um cenário de capacidades de investimentos mediano. Para isto, foram coletadas informações através da aplicação de questionários eletrônicos respondidos por 151 usuários da rede municipal. Para avaliar os resultados foi utilizado o método do Ranking Ponderado (RP) de importância, satisfação e esforço para melhoria. Como principais resultados, destacam a necessidade de ações de melhoria dos itens “Serviços disponíveis na web” e ”Rede e internet”. Quando comparados a resultados de outras pesquisas, nota-se a boa situação de satisfação dos usuários. O trabalho tem sua contribuição associada ao fato de ser um dos primeiros estudos de aplicação do método do ranking ponderado na avaliação de serviços e produtos de tecnologia da informação no setor público.
Evento: XLIV Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional – SBPO 2012
Visualizar artigo: clique aqui

Título: Percepções de Alunos Recém-Ingressantes e do Primeiro Módulo em um Curso Técnico em Informática
Resumo: Este trabalho teve como objetivo identificar, mediante a percepção dos alunos, os pontos críticos do curso técnico em informática do IFES – Cachoeiro de Itapemirim. Foi elaborado um questionário buscando contemplar os pontos mais importantes para o curso técnico, como qualidade dos laboratórios, matriz curricular, corpo docente, coordenação, biblioteca, dentre outros, sendo entrevistados alunos recém ingressantes e alunos do módulo 1. Foram obtidas as médias de satisfação em cada item, tanto para recém-ingressantes como para alunos regulares do modulo 1. Além disso, foram obtidos os coeficientes de correlação entre satisfação de cada item com a nota geral do curso e com o grau de dificuldade do curso. Segundo a percepção dos alunos, nenhum item avaliado, em qualquer dos estágios do curso, obteve nota menor do que 3, no entanto em ambos os estágios os alunos destacaram que o grau de dificuldade do curso é elevado. O presente trabalho contribui à medida que apresenta a evolução de percepções de alunos no transcorrer do módulo e as compara à opinião destes em diferentes estágios.
Evento: XXXIX Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia – Cobenge 2011
Visualizar artigo: clique aqui

Título: Uso da Regressão Estatística para o Ajuste dos Parâmetros do Algoritmo Genético
Resumo: Encontrar o local ideal de instalação para antenas de transmissão é o que motiva a implementação de um aplicativo com base em inteligência computacional, utilizando o Problema de Localização de Máxima Cobertura (PLMC) e a metaheurística Algoritmo Genético (AG). Entretanto, o AG possui parâmetros que influenciam diretamente na qualidade e no tempo computacional gasto do resultado, tornando o ajuste dos parâmetros de extrema importância. Por isso, são propostas duas análises estatísticas, através de experimentos com o aplicativo desenvolvido, utilizando valores com base no cenário real, com o intuito de encontrar os parâmetros ideais para o algoritmo genético. Para isso utilizam-se, modelos de regressão com a finalidade de estabelecer associação entre variáveis explicativas (como por exemplo, taxa de cruzamento, taxa de mutação, número de indivíduos, número de gerações, entre outros) e a variável resposta (aptidão do indivíduo). No primeiro experimento foram obtidos 49.386 resultados e foi possível propor uma taxa de mutação que potencializa o valor de aptidão. No segundo experimento foram obtidos 36.818 resultados e foi possível propor mais dois parâmetros: taxa de crossover e o número de gerações.
Evento: XLV Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional – SBPO 2013
Visualizar artigo: clique aqui

Título: Proposta de Alocação de Horários de Professores e Turmas em Instituições de Ensino Superior Utilizando uma Heurística VNS/VND
Resumo: Problemas de alocação de horários são comuns todo início de período letivo nas instituições de ensino superior. Esta tarefa torna-se ainda mais complexa quando se aumenta o número de professores, turmas, disciplinas e cursos envolvidos. Este trabalho apresenta uma proposta para a solução de um problema de uma classe conhecida na literatura científica com Timetabling Problems, através do desenvolvimento de uma heurística baseada em um modelo de Pesquisa em Vizinhanças Variáveis, aplicada aos cursos de Sistemas de Informação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas de um Centro Universitário no Espírito Santo. Quanto a metodologia, foram selecionados 2 cursos envolvendo 7 turmas, 36 disciplinas e 20 professores. O algoritmo foi desenvolvido em linguagem Java 1.7.x baseado na meta-heurística VNS/VND. As comparações realizadas entre os resultados do processo manual e o processo automatizado demonstram que o método proposto obteve uma expressiva melhora na qualidade da solução, além da redução do tempo para a confecção dos horários. Este trabalho contribui a medida que promove a discussão sobre os problemas de alocação de horários e descreve o desenvolvimento da solução proposta.
Evento: XLV Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional – SBPO 2013
Visualizar artigo: clique aqui

Título: Aplicação de Algoritmo Genético para o problema de alocação de pontos de acesso em uma rede sem fio
Resumo: As redes locais sem fio fornecem as mesmas funcionalidades das redes convencionais com fio, porém, com maior flexibilidade, mobilidade, simplicidade e compatibilidade com diversos equipamentos, e o mais importante, prover conectividade com a internet, que tem se tornado uma ferramenta importante em pesquisas e trabalhos de diversas áreas. Pensando nisso, foi proposto o desafio encontrar o melhor posicionamento para os rádios de transmissão dentro do IFES – Instituto Federal do Espírito Santo campus Cachoeiro de Itapemirim, que por possui uma área superior a 25 mil metros quadrados torna a tarefa complexa. Por isso, a proposta desse trabalho foi solucionar o problema de localização de antenas no IFES, que consiste no atendimento do maior número de clientes (demandas) e na utilização do menor número de antenas (facilidades), considerando as restrições de alcance de transmissão. Para isso aplicou-se matematicamente o processo de adaptação dos sistemas naturais, utilizando a heurística algoritmo genético. A ferramenta demonstrou ser uma excelente opção para auxílio na tomada de decisão, quanto à avaliação da utilização do menor número de access points e na maior cobertura das demandas. Além disso, com a aplicação da ferramenta via web, possibilita o seu uso por outros campi, todavia sem necessitar ter um vasto conhecimento de algoritmo genético ou de programação.
Evento: IX Encontro Mineiro de Engenharia de Produção – Emepro 2013
Visualizar artigo: clique aqui

Título: Aplicação de Algoritmo Genético para o Problema de Alocação de Pontos de Acesso em uma Rede Sem Fio
Resumo: As redes locais sem fio fornecem as mesmas funcionalidades das redes convencionais com fio, porém, com maior flexibilidade, mobilidade, simplicidade e compatibilidade com diversos equipamentos, e o mais importante, prover conectividade com a internet, que tem se tornado uma ferramenta importante em pesquisas e trabalhos de diversas áreas. Pensando nisso, foi proposto o desafio encontrar o melhor posicionamento para as antenas de transmissão dentro do IFES – Instituto Federal do Espírito Santo campus Cachoeiro de Itapemirim, que por possui uma área superior a 25 mil metros quadrados torna a tarefa complexa. Por isso, a proposta desse trabalho foi solucionar o problema de localização de antenas no IFES, que consiste no atendimento do maior número de clientes (pontos de demandas) e na utilização do menor número de antenas (pontos de facilidades), considerando as restrições de alcance de transmissão e o menor número de sobreposição de sinal. Para isso aplicou-se matematicamente o processo de adaptação dos sistemas naturais, utilizando a heurística algoritmo genético. A ferramenta demonstrou resultados satisfatórios, fornecendo auxílio na tomada de decisão, quanto à avaliação da utilização do menor número de access points e na maior cobertura das demandas. Além disso, com a aplicação da ferramenta via web, possibilita o seu uso por outros campi, todavia sem necessitar que o profissional responsável possua conhecimento de algoritmo genético ou de programação.
Evento: XVI Simpósio de Pesquisa Operacional & Logística da Marinha – SPOLM 2013
Visualizar artigo: clique aqui

Licença

Creative Commons License

Techs

 Blog Tool, Publishing Platform, and CMS
Powered by PHP
Powered by MySQL
Mozilla Foundation
hacker emblem
Mozilla Foundation
Open Source Initiative
Creative Commons